14 maio 2006

Mas...Afinal o que é um blog?

Blog é a abreviatura de web log (diário na internet) sendo, por conseguinte, um espaço que alguém cria num servidor aberto à internet, onde essa pessoa ou as por ela autorizadas, poderão escrever as suas ideias ou pensamentos, mas também mostrar as sua fotografias, músicas, vídeos ou outras quaisquer manifestações artísticas (são os denominados posts). Por outro lado, quem visita o blog poderá deixar um comentário aos posts aí existentes (comments).
Uma qualquer ideia lançada na Web poderá então desenvolver-se, crescer, ganhar novos contornos, ser debatida, ou até completamente aniquilada.
Como um formador que não quer ser, pelo menos idealísticamente, um mero repetidor/transmissor de informação, eu acho que esta poderia ser uma forma interessante de fazer com que os conteúdos da formação não fossem só assimilados em bruto, mas que pudessem também dar origem, através dos processos atrás referidos, a uma generalização do conhecimento que permitisse a continuação do processo de aprendizagem...
Será? Digam lá o que acham....
"Will Richardson, um dos mais acérrimos defensores dos blogs na educação, diz que "blogar (?!) é escrever o que pensamos quando lemos o que os outros escrevem. Se continuarmos, outras pessoas eventualmente escreverão o que pensam quando nos lêem, e assim entraremos numa nova esfera de relações humanas." (Downes, Stephen. Educational Blogging. EDUCAUSE Review. Sep/Oct 2004.)

1 comentário:

Anónimo disse...

Bom dia e boa semana
Estou, uma vez mais, a tentar acompanhar o Blog criado pelo XPLIKA, agradecendo, desde já o seu contributo e disponibilidade.
Podendo ser uma óptima ferramenta para o ensino, torna-se necessário dominar esta tecnologia, daqui que estou com algumas dificuldedes...